Xadrez na
escola: um instrumento pluridisciplinar
Resumo: O projeto visa colaborar com o
desenvolvimento cognitivo das crianças por meio do jogo de xadrez. O xadrez
proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando
apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As
possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios
morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais
como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o
sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do
outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem
o imaginário, o trabalho, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez
é a ginástica da inteligência” (GOETHE, 1876). Por meio do jogo de xadrez as
crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais
elaborada (reepensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas
jogadas analisadas pelas crianças.
O projeto de xadrez na escola tem como
objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua
mente, forçando-a pensar e consequentemente amdurecê-la. Por meio do jogo, o
campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A
educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser
repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção
do jogo de xadrez na escola propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é
medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a
utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando
auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.