EEEFM
MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA
PROFESSOR:
Daniel de Almeida Silva
SÉRIE:
2° e 3° ano - Ensino Médio
DISCIPLINA:
Geografia - Ensino Regular
CARGA
HORÁRIA: 120 horas/aula
PLANO
DE ENSINO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o espírito crítico no aluno para que ele compreenda e possa operar com os
conceitos básicos da Geografia para análise do espaço geográfico em suas
múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local); Compreender a realidade
do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem; Reconhecer as
questões geográficas como relações complexas de fragmentação e globalização; E
o domínio das linguagens próprias à análise geográfica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local);
Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local);
Domínio das linguagens próprias à análise
geográfica;
Articular conceitos geográficos;
Capacidade de compreender o espaço
geográfico, a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza;
Compreender os fenômenos locais,
regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as
dimensões de espaço e tempo;
Estabelecer análise crítica sobre o
tema em estudo.
JUSTIFICATIVA
Orientar os alunos na construção do conhecimento de
geografia, destacando principalmente a leitura do espaço geográfico a partir
das relações sociedade/natureza, enfocando o papel das
transformações históricas que marcam nossos períodos como transformadores e
reorganizadores do espaço geográfico e a geração de espaços dominantes.
RECURSOS
METODOLÓGICOS
Aulas expositivas, explicativas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos e conteúdos pedagógicos geográficos).
Aulas expositivas, explicativas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos e conteúdos pedagógicos geográficos).
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Observar;
Comparar;
Interpretar;
Debater;
Analisar e pesquisar.
Observar;
Comparar;
Interpretar;
Debater;
Analisar e pesquisar.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será contínua, processual e presente em todas as etapas da prática pedagógica. Será
considerada na avaliação a participação discente nas atividades desenvolvidas
em sala de aula como: registros de reflexões, participação e interesse,
produção de textos, paródias, pesquisa, debates, confecção de mapas, livros,
gibis, cartazes e painéis, exposição de trabalhos orais, seminários e provas.
A avaliação
no ensino de Geografia, proposta aqui, pauta-se numa concepção formativa e
continuada, onde os objetivos da disciplina encontram-se em conformidade com os
critérios de avaliação propostos pelo Regimento Escolar da EEEFMMOAP. A
avaliação contínua cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do
período sobre os de eventuais provas finais.
Obrigatoriamente estudos de recuperação paralela ao período letivo, para
casos de baixo rendimento escolar. A recuperação será feita através de
trabalhos orais e escritos, pesquisa de campo, debates sobre o conteúdo
abordado, análise de filmes que envolvam o conteúdo, sempre retomando o
conteúdo que o aluno não se apropriou.
1°
Bimestre
|
Do
capitalismo comercial à revolução do conhecimento
A guerra fria
e o mundo bipolar
A
globalização e a economia-mundo
O mundo no
século XXI: economia e geopolítica
Pobreza e
fome no mundo globalizado
Desigualdades
entre os gêneros e entre as etnias
|
2°
Bimestre
|
Desigualdades
no mundo não desenvolvido
África
Subsaariana e América Latina: regiões não desenvolvidas
A
agropecuária: agrossistemas, produção e comércio internacional
Os recursos
minerais e as fontes de energia
A atividade
industrial: evolução e distribuição
|
3°
Bimestre
|
Reino Unido
e França: pioneiros na industrialização
Estados
Unidos: pioneiro industrial das Américas
Japão e
Alemanha: países de industrialização clássica tardia
Rússia: de
potência a país emergente
China: a
segunda economia do mundo
Novos países
industrializados
Índia, o
novo “escritório” do mundo globalizado?
|
4°
Bimestre
|
Os
transportes, as telecomunicações e o turismo
O comércio
multilateral e os blocos regionais
Europa: o
continente dos blocos econômicos
CEI, a
Comunidade dos Estados Independentes
Organismos
internacionais, transnacionais e organizações não governamentais
|
CONTEÚDOS 3° ANO:
1°
Bimestre
|
Brasil:
localização e territorialidade
Formação e
ocupação do território brasileiro
Divisão
administrativa e divisão regional do Brasil
Brasil:
estrutura geológica e formas de relevo
O clima no
Brasil
A hidrosfera
do Brasil
|
2°
Bimestre
|
Formações
vegetais, domínios morfoclimáticos e biomas brasileiros
Política
ambiental no Brasil e degradação dos biomas
Características da população brasileira
Brasil –
Movimentos migratórios
O processo
de urbanização no Brasil
|
3°
Bimestre
|
A
organização dos espaço econômico brasileiro
Industrialização e desenvolvimento econômico
Localização espacial
e concentração das indústrias
Localização
espacial e dispersão das indústrias
O espaço
agropecuário brasileiro
A estrutura
fundiária no Brasil
|
4°
Bimestre
|
Recursos
minerais do Brasil
A geração de
energia: fontes não renováveis
Geração de
energia: energia elétrica e outras fontes
O comércio
exterior
Transportes
e telecomunicações no Brasil
Paraíba: espaço
geo-histórico e cultural
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 2 O espaço geográfico globanizado - Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 3 O espaço brasileiro: natureza e trabalho - Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.
MELO, Antônio Tavares de e RODRIGUEZ, Janete Lins. Paraíba desenvolvimento econômico e a questão ambiental, ed. 3ª . João Pessoa: Grafset, 2012.
RODRIGUEZ, Janete Lins (coordenadora). Atlas escolar Paraíba: espaço geo-histórico e cultural, ed. 4ª . João Pessoa: Grafset, 2012.
<http://www.encontrogeografico.blogspot.com.br>