Plano de Ensino da EEEFMMOAP

EEEFM MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA
PROFESSOR: Daniel de Almeida Silva
SÉRIE: 2° e 3° ano - Ensino Médio
DISCIPLINA: Geografia - Ensino Regular
CARGA HORÁRIA: 120 horas/aula

PLANO DE ENSINO

OBJETIVO GERAL
Desenvolver o espírito crítico no aluno para que ele compreenda e possa operar com os conceitos básicos da Geografia para análise do espaço geográfico em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local); Compreender a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem; Reconhecer as questões geográficas como relações complexas de fragmentação e globalização; E o domínio das linguagens próprias à análise geográfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local);
Domínio das linguagens próprias à análise geográfica;
Articular conceitos geográficos;
Capacidade de compreender o espaço geográfico, a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza;
Compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo;
Estabelecer análise crítica sobre o tema em estudo.

JUSTIFICATIVA
Orientar os alunos na construção do conhecimento de geografia, destacando principalmente a leitura do espaço geográfico a partir das relações sociedade/natureza, enfocando o papel das transformações históricas que marcam nossos períodos como transformadores e reorganizadores do espaço geográfico e a geração de espaços dominantes.

RECURSOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas, explicativas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos e conteúdos pedagógicos geográficos).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Observar;
Comparar;
Interpretar;
Debater;
Analisar e pesquisar.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, processual e presente em todas as etapas da prática pedagógica. Será considerada na avaliação a participação discente nas atividades desenvolvidas em sala de aula como: registros de reflexões, participação e interesse, produção de textos, paródias, pesquisa, debates, confecção de mapas, livros, gibis, cartazes e painéis, exposição de trabalhos orais, seminários e provas.
A avaliação no ensino de Geografia, proposta aqui, pauta-se numa concepção formativa e continuada, onde os objetivos da disciplina encontram-se em conformidade com os critérios de avaliação propostos pelo Regimento Escolar da EEEFMMOAP. A avaliação contínua cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.  Obrigatoriamente estudos de recuperação paralela ao período letivo, para casos de baixo rendimento escolar. A recuperação será feita através de trabalhos orais e escritos, pesquisa de campo, debates sobre o conteúdo abordado, análise de filmes que envolvam o conteúdo, sempre retomando o conteúdo que o aluno não se apropriou.

CONTEÚDOS 2° ANO:
   1° Bimestre
   Do capitalismo comercial à revolução do conhecimento
   A guerra fria e o mundo bipolar
   A globalização e a economia-mundo
   O mundo no século XXI: economia e geopolítica
   Pobreza e fome no mundo globalizado
   Desigualdades entre os gêneros e entre as etnias
   2° Bimestre
   Desigualdades no mundo não desenvolvido
   África Subsaariana e América Latina: regiões não desenvolvidas
   A agropecuária: agrossistemas, produção e comércio internacional
   Os recursos minerais e as fontes de energia
   A atividade industrial: evolução e distribuição
   3° Bimestre
   Reino Unido e França: pioneiros na industrialização
   Estados Unidos: pioneiro industrial das Américas
   Japão e Alemanha: países de industrialização clássica tardia
   Rússia: de potência a país emergente
   China: a segunda economia do mundo
   Novos países industrializados
   Índia, o novo “escritório” do mundo globalizado?
   4° Bimestre
   Os transportes, as telecomunicações e o turismo
   O comércio multilateral e os blocos regionais
   Europa: o continente dos blocos econômicos
   CEI, a Comunidade dos Estados Independentes
   Organismos internacionais, transnacionais e organizações não  governamentais

CONTEÚDOS 3° ANO:
   1° Bimestre
   Brasil: localização e territorialidade
   Formação e ocupação do território brasileiro
   Divisão administrativa e divisão regional do Brasil
   Brasil: estrutura geológica e formas de relevo
   O clima no Brasil
   A hidrosfera do Brasil
   2° Bimestre
   Formações vegetais, domínios morfoclimáticos e biomas brasileiros
   Política ambiental no Brasil e degradação dos biomas
   Características da população brasileira
   Brasil – Movimentos migratórios
   O processo de urbanização no Brasil
   3° Bimestre
   A organização dos espaço econômico brasileiro
   Industrialização e desenvolvimento econômico
   Localização espacial e concentração das indústrias
   Localização espacial e dispersão das indústrias
   O espaço agropecuário brasileiro
   A estrutura fundiária no Brasil
   4° Bimestre
   Recursos minerais do Brasil
   A geração de energia: fontes não renováveis
   Geração de energia: energia elétrica e outras fontes
   O comércio exterior
   Transportes e telecomunicações no Brasil
   Paraíba: espaço geo-histórico e cultural


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 2 O espaço geográfico globanizado - Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 3 O espaço brasileiro: natureza e trabalho - Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.

MELO, Antônio Tavares de e RODRIGUEZ, Janete Lins. Paraíba desenvolvimento econômico e a questão ambiental, ed. 3ª . João Pessoa: Grafset, 2012.

RODRIGUEZ, Janete Lins (coordenadora). Atlas escolar Paraíba: espaço geo-histórico e cultural, ed. 4ª . João Pessoa: Grafset, 2012.

<http://www.encontrogeografico.blogspot.com.br>