sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lajedo de Pai Mateus

Localizado no município de Cabaceiras/Paraíba, o Lajedo de Pai Mateus, é uma elevação rochosa granítica de mais de 500 milhões de anos do período pré-cambriano com 1,5 km². As rochas que se formam a quilômetros de profundidade foram empurradas para a superfície e começam a sofrer um processo de desgaste, as constantes mudanças de temperatura dilatam a rocha durante o dia devido ao calor e as contrai a noite, esse processo faz com que as roças rachem. Inicialmente são blocos retangulares que vão se desgastando num processo chamado de esfoliação esferoidal que as transforma em imensos blocos arredondados assim denominados de “mar de bolas”. Essas características geológicas são reconhecidas em poucas regiões do mundo (Figura 1).

Figura 1.

Também são encontrados no Lajedo vários sítios arqueológicos, com inúmeras pinturas rupestres deixados pelos índios cariris que habitavam a região há mais ou menos 12 mil anos (Figura 2), e pequenos lagos onde são encontrados fósseis de animais pré-históricos tais como mastodontes e preguiças gigantes.

Figura 2.

Próximo dali a alguns quilômetros encontra-se a “Saca de Lã” (Figura 3) estrutura rochosa também granítica como o Lajedo de pai Mateus que se destaca pela forma semelhante a um empilhamento de sacos de lã. Diferente do Lajedo de pai Mateus, na Saca de Lã as rochas são retangulares com fissuras exatas decorrentes do quebramento.

Figura 3.

A cidade de Cabaceiras e o Lajedo de pai Mateus se destacam pelo potencial turístico, que proporcionaram a cidade o título de “roliúde nordestina” onde foram rodados vários filmes entre eles "O Auto da Compadecida" baseado na obra de Ariano Suassuna (Figura 4).

Figura 4.