ESCOLA NORMAL ESTADUAL CASSIANO RIBEIRO COUTINHO
PROFESSOR: Daniel de Almeida Silva
SÉRIE: 1° ano - Ensino Médio
DISCIPLINA: Geografia - Ensino Regular
CARGA HORÁRIA: 80 horas/aula
PLANO DE ENSINO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o espírito crítico no aluno para que ele compreenda e possa operar com os
conceitos básicos da Geografia para análise do espaço geográfico em suas
múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local); Compreender a realidade
do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem; Reconhecer as
questões geográficas como relações complexas de fragmentação e globalização; E
o domínio das linguagens próprias à análise geográfica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Capacidade de operar com os conceitos
básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas
escalas (mundial, nacional, regional, local);
Domínio das linguagens próprias à análise
geográfica;
Articular conceitos geográficos;
Capacidade de compreender o espaço
geográfico, a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza;
Compreender os fenômenos locais,
regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as
dimensões de espaço e tempo;
Estabelecer análise crítica sobre o
tema em estudo.
JUSTIFICATIVA
Orientar os alunos na construção do conhecimento de
geografia, destacando principalmente a leitura do espaço geográfico a partir
das relações sociedade/natureza, enfocando o papel das
transformações históricas que marcam nossos períodos como transformadores e
reorganizadores do espaço geográfico e a geração de espaços dominantes.
RECURSOS
METODOLÓGICOS
Aulas
expositivas, explicativas e dialogadas; Leitura e interpretação de textos; Leitura
de mapas, gráficos e tabelas; Pesquisas; Vídeos e filmes; Internet (Site com
jogos e conteúdos pedagógicos geográficos).
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Observar; Comparar; Interpretar; Debater; Analisar e pesquisar.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será contínua, processual e presente em todas as etapas da prática pedagógica. Será
considerada na avaliação a participação discente nas atividades desenvolvidas
em sala de aula como: registros de reflexões, participação e interesse,
produção de textos, paródias, pesquisa, debates, confecção de mapas, livros,
gibis, cartazes e painéis, exposição de trabalhos orais, seminários e provas.
A avaliação
no ensino de Geografia, proposta aqui, pauta-se numa concepção formativa e
continuada. A avaliação contínua cumulativa do desempenho do aluno, com
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados
ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Obrigatoriamente estudos de recuperação
paralela ao período letivo, para casos de baixo rendimento escolar. A
recuperação será feita através de trabalhos orais e escritos, pesquisa de
campo, debates sobre o conteúdo abordado, análise de filmes que envolvam o
conteúdo, sempre retomando o conteúdo que o aluno não se apropriou.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 1 O mundo natural e o espaço humanizado -
Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.
<http://www.encontrogeografico.blogspot.com.br>
CONTEÚDOS:
1°
Bimestre
|
Capítulo 1. Espaço
geográfico, lugar e paisagem
Capítulo 2. A localização
no espaço geográfico
Capítulo 3. A medida do
tempo no espaço geográfico
Capítulo 4. Representação
do espaço geográfico: a construção de mapas
Capítulo 5. Linguagem
cartográfica e leitura de mapas
|
2°
Bimestre
|
Capítulo 6. Litosfera:
evolução geológica da Terra
Capítulo 7. A Terra:
estrutura geológica e formas de relevo
Capítulo 8. Agentes
formadores e modeladores do relevo terrestre
Capítulo 9. Erosão e
contaminação dos solos
Capítulo 10. O tempo
meteorológico e os elementos do clima
Capítulo 11. Fatores do
clima e tipos climáticos
Capítulo 12. A poluição
do ar atmosférico e as mudanças climáticas
|
3°
Bimestre
|
Capítulo 13. Hidrosfera:
o planeta pede água
Capítulo 14. A biosfera:
grandes biomas terrestres
Capítulo 15. A população
da Terra
Capítulo 16. Migrações:
diversidade e desigualdade
Capítulo 17. A
urbanização mundial
Capítulo 18.
Desenvolvimento sustentável: um desafio global
|
4°
Bimestre
|
Capítulo 19. O
Estado-Nação: fronteiras, território e territorialidade
Capítulo 20. Um mundo em
conflito
Capítulo 21. Oriente
Médio: uma região rica e sem paz
|