Plano de Ensino da ENCRC

ESCOLA NORMAL ESTADUAL CASSIANO RIBEIRO COUTINHO
PROFESSOR: Daniel de Almeida Silva
SÉRIE: 1° ano - Ensino Médio
DISCIPLINA: Geografia - Ensino Regular
CARGA HORÁRIA: 80 horas/aula

PLANO DE ENSINO

OBJETIVO GERAL
Desenvolver o espírito crítico no aluno para que ele compreenda e possa operar com os conceitos básicos da Geografia para análise do espaço geográfico em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local); Compreender a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem; Reconhecer as questões geográficas como relações complexas de fragmentação e globalização; E o domínio das linguagens próprias à análise geográfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local);
Domínio das linguagens próprias à análise geográfica;
Articular conceitos geográficos;
Capacidade de compreender o espaço geográfico, a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza;
Compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo;
Estabelecer análise crítica sobre o tema em estudo.

JUSTIFICATIVA
Orientar os alunos na construção do conhecimento de geografia, destacando principalmente a leitura do espaço geográfico a partir das relações sociedade/natureza, enfocando o papel das transformações históricas que marcam nossos períodos como transformadores e reorganizadores do espaço geográfico e a geração de espaços dominantes.

RECURSOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas, explicativas e dialogadas; Leitura e interpretação de textos; Leitura de mapas, gráficos e tabelas; Pesquisas; Vídeos e filmes; Internet (Site com jogos e conteúdos pedagógicos geográficos).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Observar; Comparar; Interpretar; Debater; Analisar e pesquisar.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, processual e presente em todas as etapas da prática pedagógica. Será considerada na avaliação a participação discente nas atividades desenvolvidas em sala de aula como: registros de reflexões, participação e interesse, produção de textos, paródias, pesquisa, debates, confecção de mapas, livros, gibis, cartazes e painéis, exposição de trabalhos orais, seminários e provas.
A avaliação no ensino de Geografia, proposta aqui, pauta-se numa concepção formativa e continuada. A avaliação contínua cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.  Obrigatoriamente estudos de recuperação paralela ao período letivo, para casos de baixo rendimento escolar. A recuperação será feita através de trabalhos orais e escritos, pesquisa de campo, debates sobre o conteúdo abordado, análise de filmes que envolvam o conteúdo, sempre retomando o conteúdo que o aluno não se apropriou.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tercio Barbosa. V 1 O mundo natural e o espaço humanizado - Fronteiras da globalização. 2a ed. São Paulo: Ática, 2014.

<http://www.encontrogeografico.blogspot.com.br>



  CONTEÚDOS:
1° Bimestre
Capítulo 1. Espaço geográfico, lugar e paisagem
Capítulo 2. A localização no espaço geográfico
Capítulo 3. A medida do tempo no espaço geográfico
Capítulo 4. Representação do espaço geográfico: a construção de mapas
Capítulo 5. Linguagem cartográfica e leitura de mapas
2° Bimestre
Capítulo 6. Litosfera: evolução geológica da Terra
Capítulo 7. A Terra: estrutura geológica e formas de relevo
Capítulo 8. Agentes formadores e modeladores do relevo terrestre
Capítulo 9. Erosão e contaminação dos solos
Capítulo 10. O tempo meteorológico e os elementos do clima
Capítulo 11. Fatores do clima e tipos climáticos
Capítulo 12. A poluição do ar atmosférico e as mudanças climáticas
3° Bimestre
Capítulo 13. Hidrosfera: o planeta pede água
Capítulo 14. A biosfera: grandes biomas terrestres
Capítulo 15. A população da Terra
Capítulo 16. Migrações: diversidade e desigualdade
Capítulo 17. A urbanização mundial
Capítulo 18. Desenvolvimento sustentável: um desafio global
4° Bimestre
Capítulo 19. O Estado-Nação: fronteiras, território e territorialidade
Capítulo 20. Um mundo em conflito
Capítulo 21. Oriente Médio: uma região rica e sem paz